Dicas para Costurar os Retalhos de Tecido

Olá Pessoal!!!

Na semana passada comecei a postar algumas dicas para trabalhar com retalhos. Quem perdeu, veja aqui: Dicas para Trabalhar com Retalhos de Tecido.
Sou costureira a algum tempo e sempre sobra muitos retalhos de diferentes tecidos das roupa que faço. Como sou apaixonada por artesanato procuro sempre aproveitá-los, porém sempre compro tecidos de algodão para as encomendas das clientes e para deixar algumas peças prontas para venda. Aí junta mais ainda.
3f770489e1a845bb593eef60ca66a935
O objetivo destas postagens que comecei a fazer é dividir com vocês o que aprendi e aprendo, já que apesar de nunca sabermos tudo, sempre podemos compartilhar o aprendido com as outras pessoas.

Vamos ver um pouquinho sobre como costurar os retalhos.
Para costurar os retalhos à máquina, uma boa dica é executar o trabalho em tiras ou blocos que depois poderão ser emendados entre si. Facilita muito, e eu ainda vou fazer uma colcha seguindo essa dica. Se ficar legal, faço outras depois. Passe a ferro as tiras ou blocos antes de juntá-los, abrindo bem a costura. O ideal é forrar para um acabamento melhor. Gosto muito de usar o americano ou algodão cru para o forro
Se fizer aplicação, use o termocolante dupla face que fica mais fácil, pode ser uma próxima dica, mas também pode alinhavar o desenho no tecido e depois pregar à máquina com pesponto simples, ponto cheio ou ziguezague.

c20ee9c7b150389dadf946f5a9815946

Se não possuir máquina, pode emendar ou aplicar os retalhos à mão. Faça pontos bem pequenininhos e siga exatamente pela linha da dobra marcada com o ferro. Nos trabalho de aplicação, eu particularmente acho mais bonitos os pontos feitos à mão principalmente com o caseado, mas se for um trabalho grande ou uma encomenda de muitas peças é melhor usar a máquina. Até porque hoje em dia elas tem vários pontos de bordado, não é?

00b7798c99296995b3837fcc5d34267e

Bem, amores, por hoje é só. Mas eu volto na próxima semana com mais dicas, e antes, com mais arteirices.
Estão gostando das dicas? Querem que eu continue com elas?

Bom resto de semana! Beijos…

Gravuras: Pinterest

Nécessaires em Patchwork com Aviamentos Hak

Olá Pessoal!!!

Mais uma semana começando e um mês terminando. O tempo realmente não para e nós estamos sempre na correria. Então, vamos em frente.

Necessaries decoradas com aviamentos da Hak (12)

Olha só as nécessaires que eu fiz com uns tecidinhos fofos que eu tenho. Uma boa opção para o Dia das Mães que já vem por aí. Muito útil para carregar maquiagem, chaves, escova de dentes, remédios, enfim várias utilidades. Eu estou sempre com a minha dentro da bolsa já que passo o dia no trabalho e volto para casa à tarde.
Para ficarem mais charmosas usei passamanaria e sinhaninhas da Hak Aviamentos. Vê só se não valorizou ainda mais a peça. E que cores lindas! Tem tanta opção que fica difícil escolher qual usar. Rsrs.

Necessaries decoradas com aviamentos da Hak (3)
Necessaries decoradas com aviamentos da Hak (4)Necessaries decoradas com aviamentos da Hak (5)Necessaries decoradas com aviamentos da Hak (6)

Elas são forradas com o mesmo tecido que faz o detalhe pelo lado de fora, e como perceberam, elas não todas do mesmo tamanho.  Essas já tem donas, ficaram na família mesmo. As próximas vou fazer com bolsinhos internos para colocar cartões, e comprar fechos um pouco maiores.

Necessaries decoradas com aviamentos da HakNecessaries decoradas com aviamentos da Hak (1)
O que acharam? Gostaram?

Até a próxima. Desejo uma abençoada semana para todos! Beijinhos…

“Vitalidade não é só a capacidade de persistir, mas também de recomeçar.”

Projeto do Mês – Criando Identidade para o meu Artesanato

Olá Pessoal!!!

Mais uma vez chegou a última sexta-feira, dia de mostrar o nosso Projeto do Mês, uma criação da Márcia, nossa Bruxinha do Poções de Arte. Vai lá ver do que se trata porque ainda tem muitos meses pela frente para desenterrar projetos arquivados ou sem terminar.
Eu finalmente estou conseguindo criar a identidade para os meus artesanatos do jeitinho que me agrada. Já tinha feito algumas etiquetas e cartões antes, mas não era bem o que eu queria. A gente vai tentando até dar certo. Agora já está quase tudo organizado, demora um pouco porque eu mesma estou fazendo. Não fiz em gráfica porque quero artesanal e sou adepta do ‘faça você mesma’. Quebrei a cabeça no Photoscape e gostei do resultado. Fiz tags, cartões de visita e etiquetas de tecido.

Identidade visual do artesanato (2)

Para as Tags e cartões de visita usei papel fotográfico que deixa com aparência bonita, além de ser durinho. Procurei um fundo que fosse parecido com o usado no blog e por cima escrevi o que achei necessário e inseri uma gravura. No meu caso que é artesanato e costura usei uma de máquina de costura cheia de tecidos. Para os cartões preferi deixar o fundo branquinho e além de repetir o que estava na tag, coloquei os endereços virtuais e telefone.
Já para as etiquetas de tecido foi só usar a arte da tag sem o fundo de poá. Escolhi fazer no algodão cru, mas poderia ser na tricoline branca, que vai ser minha próxima opção. É preciso engomar o tecido antes, deixar secar e passar para que ele fique durinho. Depois corta no tamanho da folha do papel A4 para que ele passe pela impressora sem problema. Vi num comentário uma artesã dizendo que usava o termocolante dupla face para fazer as dela e resolvi experimentar. Nesse caso dá para colar a etiqueta e não precisa costurar. Foi a opção que escolhi para fazer essas da foto. Mas como não confio que ela não vá soltar, prefiro costurá-las na peça. Eu fiz no tamanho 6x2 cm, mas isso é a critério de cada um. Com essa mesma técnica vou fazer etiquetas bandeirinhas, é só mudar o tamanho.

Identidade visual do artesanato (7)

Todos eu imprimi na folha inteira e depois fui cortando. Não fiz uma quantidade muito grande, pode ser que eu ainda faça alguma mudança até chegar no ponto ideal, mas o importante é ter uma identidade visual. Isso valoriza o trabalho e deixa tudo mais organizado. Os clientes gostam, é um carinho a mais com eles, e deixam a nossa marca.

Identidade visual do artesanato (13)

Aproveitei para cuidar da identidade olfativa também, deixar um cheirinho nas minhas peças. Muita gente usa um perfume, essência, mas seguindo uma dica de um grupinho que participo no face estou usando sachês feitos com saquinhos de chá. Vai que alguém é alérgico… e também faço muitos artigos para bebês. É melhor não arriscar. É só pegar o saquinho de chá da sua preferência e costurar dentro de um pedacinho de tecido. Depois dá uma esfregadinha para soltar o cheirinho. Tenho usado o de maçã e para as coisinhas de bebê o de camomila. Ainda faltam as sacolas, estou decidindo entre o TNT verdinho ou de papel. Por enquanto tenho feito de TNT.
20t4jh5

Para fazer as etiquetas me inspirei aqui e para fazer as tags e cartões vi alguns vídeos no Youtube.
O post ficou longo, vou encerrando por aqui deixando um forte abraço para todos. 

Esta é a lista de participantes: Merecem uma visita!
Bruxa - Mini Vasinhos
Zizi - Colar Customizado
Alê - Toalha de Banho
Edi - Sapatinho de Bebê
Mari - Gaveteiro
Ene - Quadro de Fotos
Lúcia - Campanha contra a Fome e Mini Guirlanda
Lílian - Diy - Vasinho
Michelle - Reciclagem Tecnológica
Wesley - Reutilizando Latas 
Ana - Fazer o Bem a alguém 
Adelaide- Boneca de Pano 
Márcia - Capa para Caderneta de Vacinas 
Lícia - Móbile de Pássaros
Patrícia - Vasinhos para Suculentas e caixotes - reutilização 
Eliane - Menina dos Fósforos 
Beth - Frozen Forever 
Arteirices da Zappa - Porta Copos Laranja e Limão


Bom final de semana!

Dicas para Trabalhar com Retalhos de Tecido

Olá Pessoal!!!

Tudo bem? Estou pensando em toda quarta-feira passar dicas de costura, artesanato ou outro item que for útil. O que vocês acham?
Hoje vim compartilhar dicas para trabalhar com retalhos,  que pode ser útil para quem está iniciando, utilizar em trabalhos de patchwork ou algum outro trabalho com tecidos.

Organizao-do-Cantinho4

1- Em primeiro lugar se deve classificar o retalhos.

Por qualidade:
Separe os diferentes retalhos de tecido de diversas qualidades:lã, algodão, seda, tecidos sintéticos…
Nunca se deve executar um trabalho com retalhos emendados ou aplicados, de qualidades diferentes. Todos de lã; ou todos de seda; ou todos de algodão. Isso contribui para a beleza do trabalho executado.

Pelo tamanho:
Depois de separados por qualidade, faça uma seleção de tamanhos; os grandes serão usados para peças maiores e os pequenos para arremates ou aplicações.

2- Para maior durabilidade do trabalho, lave e passe a ferro o retalho antes de utilizá-lo. (Já contei que sempre lavo os tecidos antes de usar)
Com isso, evita-se que encolham depois do trabalho pronto, provocando enrugamentos pouco estéticos. Também saberemos se descoram ou não.

3- O modelo a executar deve ter o molde copiado ou ampliado e recortado. Isso serve também para aplicações ou retalhos emendados. As bordas devem ser viradas sobre o molde e passadas a ferro. Depois retire o molde.
Alfinete ou alinhave uns aos outros ou sobre o tecido de fundo e costure.

fabric-flower-423327_640


Espero que tenham gostado dessas dicas e na próxima semana vou passar algumas para costurá-los. Acompanhem para não perder nada. Aguardo vocês.

Uma linda semana para todos! Beijos…

Muitas novidades por aqui

Olá Pessoal!!!

Como estão passando? Por aqui cansativo, mas tudo ótimo. Vem feriados por aí, e aí sobra mais tempo para arteirices. Adoro!

etiquetas, tags e cartões

Como disse antes, tenho algumas novidades. Como viram, mudei o layout do blog usando um disponível de um blog estrangeiro que tem layouts free. Achei esse a cara do blog e do que eu queria. Em cima disso estou criando minhas tags, etiquetas e cartões de visita, bolsas para entrega das encomendas... Enfim, organizando tudo para dar uma profissionalizada na coisa. Rsrs.  Ainda estou fazendo experimentos quanto à marca, nome… porém, as cores vão ser as que estão sendo usadas de fundo aqui no blog.

100_0186

Além de ganhar o Desafio de Páscoa do Vila do Artesão onde um dos prêmios é uma caixa de aviamentos da Hak Aviamentos, fechei nova parceria com esta empresa que eu além de gostar dos produtos, me dá muita sorte em sorteios, é o terceiro que ganho de produtos deles. E como os aviamentos valorizam meu trabalho! Já recebi as duas caixas de aviamentos. É muita alegria, né não?
Também fui convidada para parceria por um outro blog de artesanato bem conhecido, fora as participações  na #sextadocrochê lá na página do Armarinho São José no face.  A cabeça está fervilhando de ideias. Acho que vou ter que tirar licença no trabalho para por tudo em prática. Rsrsrs… Além disso tem as encomendas que estão indo bem, graças à Deus.  Está difícil me organizar, mas tudo vai dar certo.

Amores, não podia deixar de dividir as novidades com vocês. Afinal, os leitores, admiradores de nosso trabalho e seguidores é que nos impulsionam na caminhada.

Um maravilhoso final de semana! Beijos.

'”Onde você vê um obstáculo alguém vê o término da viagem e o outro vê uma chance de crescer.”

Case Mochilinha para Smartphone

Olá Pessoal!!!

Esse projeto que estou trazendo hoje eu fiz no início do ano, mas como foi na época que estava sem computador as fotos estavam no celular e só tinha postado no Instagram. Tinha me esquecido dele, por isso não mostrei antes.

mochila para smartphone2

Fiz essa capa para o smartphone de uma amiga baseada em um modelo que ela usava para o celular, que era menor. Fiz igual porém aumentando o tamanho. É no formato de uma mochila, fechada por zíper e fiz um bolso frontal também fechado por zíper onde dá para por chaves ou um documento, dinheiro... Na parte de trás, não fotografei mas tem um elástico que dá pra prender a mochilinha no braço durante uma caminhada por exemplo, que é o caso dessa minha amiga. E ainda tem uma alcinha que dá para pendurar.

mochila para smartphone1mochila para smartphone

Projeto gostoso de fazer, útil e que possibilita variar o tamanho e o uso. Legal né?
No próximo post conto as novidades que já comentei anteriormente.

“Se a vida é feita de escolhas, eu escolho ser feliz hoje, amanhã e sempre! E ninguém vai me fazer mudar de ideia.” Boa semana!

Cajuzinhos com Leite Condensado e Chocolate

Olá Pessoal!!!

"A felicidade faz você ser doce,
A dor faz você ser humilde;
A luta faz você ser forte,
O sucesso faz você brilhar.
Mas somente Deus faz você prosseguir!!!" Pe. Marcelo Rossi

cajuzinhos com chocolate

Fiz esses cajuzinhos com a sobra do amendoim da Semana Santa e ficaram uma delícia, perfeitos. Fez sucesso lá no Facebook.
Eu usei 1/2 kg de amendoim torrado e moído, 4 colheres de chocolate em pó e mais ou menos 1/2 lata de leite condensado. O leite condensado vai sendo colocado aos poucos até dar o ponto de enrolar. Depois de enrolar passe no açúcar cristal. Se quiser, decore com amendoins inteiros.
Já postei uma outra receita de cajuzinho aqui. Também é muita boa e rende bastante, faço sempre nos aniversários do sobrinho.

Por hoje é só… Tenham uma linda semana e até a próxima.
Beijos!

Me encontre também nas redes:





Enfeite Porta de maternidade Ursinha Bailarina

Olá pessoal!!!

Como passaram de feriado? Aproveitaram bem? Eu aproveitei para descansar um pouco, ficar em família e claro participar de algumas celebrações da minha paróquia. Não pus a mão em costura, não abri a máquina, mas foi difícil desligar. Rsrs. Porém, é preciso…
Vim mostrar uma encomenda que já entreguei a alguns dias e já deve estar enfeitando o quarto de uma princesinha. É um enfeite de porta com uma ursinha bailarina. O molde tem em vários blogs na net, no Pinterest, é fácil achar. Só que em tudo que eu faço eu dou meu toque, nunca copio e faço exatamente igual. Mesmo quando a cliente me mostra a foto da internet eu ponho um detalhe diferente. Senão, de que adiantaria uma mente criativa?

Enfeite porta de maternidade Ursinha Bailarina (7)

Era para ser em tons de lilás, uma cor que eu adoro, mas em cidade do interior é difícil achar tudo e acabei tenho que usar um pouco de roxo, já que não encontrei feltro lilás por aqui. Com isso utilizei feltro com tecido e arrematei com fitas de cetim. Mas até que a combinação deu certo, a cliente gostou e já arrumei mais encomenda.

Enfeite porta de maternidade Ursinha Bailarina (1)

O que acharam? Gostaram da ursinha bailarina?
Estou feliz, tenho algumas notícias boas, mas só conto mais pra frente. Quem sabe no próximo post.  Então, até a próxima.

Tenham uma feliz semana! Abração!

“Acredito no novo despertar!
Hoje será bem diferente do ontem!
Tudo será novo e renovado! Pois acredito que o Senhor tem vitórias em minha vida!
Quem luta, vence! Quem busca, Achará! Quem tem fé, Alcançara!” Recebi por e-mail



O que é Páscoa…

Olá Pessoal!!!

ad1bbb6e97e16d833220b9167a98987a 
Páscoa…
É ser capaz de mudar.
É partilhar a vida na esperança.
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente.
É viver em constante libertação.
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida.
É investir na fraternidade.
É lutar por um mundo melhor.
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço.
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje… Somos melhores do que fomos ontem.

Desejo a todos os amigos e amigas uma feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

diyrobineggs2-640x960
Um grande abraço!

Mensagem: aqui
Imagens: Aqui e aqui






Aviso

A grande maioria das imagens utilizadas neste blog são de minha autoria. Eventualmente, quando uso fotos tiradas na net procuro dar os créditos ou mencionar de onde foi tirada. Se por acaso alguém se sentir violado em seus direitos, é só entrar em contato que darei os devidos créditos ou retirarei a imagem.

Comentários recentes